Um Guia Completo
A linguagem faz parte do desenvolvimento na infância, essa línguagem é formada por, códigos, símbolos, significantes e significados que compõem a língua materna da criança, ou seja, a língua que o bebê está exposto no ambiente familiar no dia a dia.
Antes mesmo da criança começar a falar, ela irá construir uma linguagem interna chamada de Receptiva, no qual a criança está começando a compreender o sentido e a função da sua Língua para depois verbalizar ela.
Já na linguagem expressiva a criança desenvolve a a habilidade de usar palavras e frases para se comunicar. Este artigo explora os estágios de desenvolvimento, fatores que influenciam e estratégias para apoiar a linguagem receptiva e expressiva nas crianças.
Desenvolvimento da Linguagem Receptiva
O que é Linguagem Receptiva?
A linguagem receptiva é a habilidade de entender informações que são recebidas, seja por meio de palavras, frases, gestos ou expressões faciais. Esta forma de linguagem é fundamental para a comunicação eficaz, pois permite que as crianças compreendam o que os outros estão dizendo e respondam de forma adequada.
Estágios do Desenvolvimento da Linguagem Receptiva
1. Primeiros Meses (0-6 meses):
Habilidades: Reconhecimento de vozes familiares, resposta a sons e mudanças no tom de voz.
Exemplos: Virar a cabeça na direção de uma voz, expressar-se com sorrisos ou choros em resposta a diferentes entonações.
2. 6-12 Meses
Habilidades: Compreensão de palavras simples como “não”, “mamãe” e “papai”, resposta ao nome próprio.
Exemplos: Parar uma ação quando ouve “não”, olhar para a mãe quando ouve “mamãe”.
3. 1-2 Anos:
Habilidades: Seguir comandos simples de uma etapa, apontar para objetos nomeados.
Exemplos: Pegar um brinquedo quando solicitado, apontar para o nariz quando perguntado “onde está seu nariz?”.
4. 2-3 Anos:
Habilidades: Compreensão de frases e comandos mais complexos, reconhecimento de nomes de objetos e pessoas familiares.
Exemplos: Seguir instruções como “pegue seus sapatos e traga para mim”, apontar para animais em um livro quando nomeados.
5. 3-4 Anos:
Habilidades: Compreensão de conceitos de tempo e sequências, seguir instruções de duas a três etapas.
Exemplos: Entender “primeiro vamos almoçar, depois vamos brincar”, seguir comandos como “vá ao banheiro, lave as mãos e venha para a mesa”.
6. 4-5 Anos:
Habilidades: Compreensão de perguntas “quem”, “o quê”, “onde” e “por que”, seguir histórias simples.
Exemplos: Responder a perguntas como “quem está com você?”, seguir uma história curta contada por um adulto.
Fatores que Influenciam o Desenvolvimento da Linguagem Receptiva
Ambiente Familiar: Interações frequentes e significativas com pais e cuidadores.
Estímulos Linguísticos: Exposição a livros, músicas e conversas ricas em vocabulário.
Saúde Auditiva: Audição normal é crucial para a compreensão da linguagem.
Intervenções Precoce: Identificação e estimulação para atrasos no desenvolvimento.
Estratégias para Apoiar a Linguagem Receptiva
Leitura Regular: Contar estórias curtas, com entonação e voz melódica;
Conversas Diárias: Conversar frequentemente, explicando claramente e de forma simples e variada, usando a rotina diária para fazer sentido à criança
Jogos e Atividades: Brincar de jogos que envolvem seguir instruções simples.
Repetição e Reforço: Repetir palavras e frases frequentemente para reforçar a compreensão. Lembre-se de fazer isso de forma natural e sempre contextualizada para criança associar ao que está sendo dito, comunicado. Ex: falar água, e pedir toda hora para criança repetir, não surtirá efeito. Isso é cansativo, agora se cada vez que você tomar água, perguntar ao seu filho se ele quer “água”, ou quando encher o copo, disser: “ Estou enchendo de água, porque estou com sede, você quer água bebê? “ A mamãe dá água para você. Mamãe coloca água no seu copo( ou mamadeira) Neste diálogo acima você pode observar que várias vezes a mamãe falou a palavra água, sem ser chato. Porque foi algo natural. Dessa forma a criança vai incorporando no seu vocabulário interno, o objeto (água) ao sentido dele(palavra propriamente dita).
Desenvolvimento da Linguagem Expressiva
O que é Linguagem Expressiva?
A linguagem expressiva é a capacidade de usar palavras, frases, gestos e expressões faciais para comunicar pensamentos, necessidades e desejos. Essa habilidade é essencial para a interação social e para o desenvolvimento da comunicação eficaz.
Estágios do Desenvolvimento da Linguagem Expressiva
1. Primeiros Meses (0-6 meses):
Habilidades: Vocalizações iniciais como coos e gorjeios.
Exemplos: Produzir sons como “ooo” e “aaa”.
2. 6-12 Meses:
Habilidades: Balbucio e primeiras palavras.
Exemplos: Dizer “mamã” e “papá”, imitar sons simples.
3. 1-2 Anos:
Habilidades: Aumento do vocabulário, uso de frases de duas palavras.
Exemplos: Dizer “mais leite”, “papai aqui”.
4. 2-3 Anos:
Habilidades: Uso de frases curtas, aumento da clareza da fala.
Exemplos: Dizer “quero brincar”, “mamãe ajuda”.
5. 3-4 Anos:
Habilidades: Uso de sentenças completas, narrar eventos simples.
Exemplos: Dizer “eu fui ao parque e brinquei no escorregador”.
6. 4-5 Anos:
Habilidades: Uso de gramática mais complexa, contar histórias detalhadas.
Exemplos: Contar uma história com início, meio e fim, usar plurais e tempos verbais corretos.
Fatores que Influenciam o Desenvolvimento da Linguagem Expressiva
Modelagem Linguística: A criança precisa de um modelo( pessoa para imitar) que esteja na altura dela, assim facilitando olhar e copiar.
Essa modelagem é cheia de Onomatopéias, que são aquelas palavras curtas, sons que imitam a natureza, objetos e animais, que são divertidos enquanto brincamos com as crianças.
Você pode observar que estes dois e exemplos utilizam estímulos visuais e auditivos para melhor compreensão e associação da criança no processo de desenvolvimento da comunicação expressiva.
Interações Sociais: Participação em conversas e atividades sociais.
Oportunidades de Comunicação: Estímulo a expressar pensamentos e necessidades.
Condições de Saúde: Condições auditivas, neurológicas e motoras que afetam a produção da fala.
Estratégias para Apoiar a Linguagem Expressiva
Incentivo à Comunicação: Conversar incentivando um diálogo e círculos comunicativos com a criança.
Brincadeiras e Jogos: Jogos de faz de conta, cantar músicas e rimas infantis.
Estimulação Verbal: Nomear objetos, descrever ações e falar sobre experiências diárias.
Lembrando sempre que a criança compreende apenas através do concreto, portanto é importante sempre nomear olhando para o objeto, usando apoio visual, auditivo, tátil, gustativo, proprioceptivo e interoceptivo, afinal, a fala expressiva só é a consequência, resultado da integração de todos os sentidos em equilíbrio.
O desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva é um processo complexo para a comunicação eficaz. Ao entender os estágios e fatores que influenciam esse desenvolvimento, pais , profissionais fonoaudiólogos e educadores podem dar o suporte necessário às crianças em sua construção linguísticas. Estratégias de estímulo precoce, intervenções adequadas e um ambiente rico em linguagem são essenciais para promover o desenvolvimento saudável da linguagem nas crianças. Se houver preocupações com o desenvolvimento linguístico de uma criança, é importante procurar orientação de profissionais como fonoaudiólogos e pediatras para um diagnóstico e suporte adequados.
O mais importante a saber sobre o desenvolvimento da criança é que ela aprenderá aquilo que é interessante e que ela gosta, use suas preferências para brincar, e estimular a linguagem, assim ela engajará e terá atenção no que você der de modelo .