Desenvolvimento da Linguagem Receptiva e Expressiva

Um Guia Completo

A  linguagem faz parte do desenvolvimento na infância, essa línguagem é formada por, códigos, símbolos, significantes e  significados que compõem a língua materna da criança, ou seja, a língua que o bebê está exposto no ambiente familiar no dia a dia.

Antes mesmo da criança começar a falar, ela irá construir uma linguagem interna chamada de Receptiva, no qual a criança está começando a compreender o sentido e a função da sua Língua para depois verbalizar ela.

Já na linguagem expressiva a criança desenvolve a a habilidade de usar palavras e frases para se comunicar. Este artigo explora os estágios de desenvolvimento, fatores que influenciam e estratégias para apoiar a linguagem receptiva e expressiva nas crianças.

Desenvolvimento da Linguagem Receptiva

O que é Linguagem Receptiva?

A linguagem receptiva é a habilidade de entender informações que são recebidas, seja por meio de palavras, frases, gestos ou expressões faciais. Esta forma de linguagem é fundamental para a comunicação eficaz, pois permite que as crianças compreendam o que os outros estão dizendo e respondam de forma adequada.

Estágios do Desenvolvimento da Linguagem Receptiva

1. Primeiros Meses (0-6 meses):

Habilidades: Reconhecimento de vozes familiares, resposta a sons e mudanças no tom de voz.

Exemplos: Virar a cabeça na direção de uma voz, expressar-se com sorrisos ou choros em resposta a diferentes entonações.

2. 6-12 Meses

Habilidades: Compreensão de palavras simples como “não”, “mamãe” e “papai”, resposta ao nome próprio.

Exemplos: Parar uma ação quando ouve “não”, olhar para a mãe quando ouve “mamãe”.

3. 1-2 Anos:

Habilidades: Seguir comandos simples de uma etapa, apontar para objetos nomeados.

Exemplos: Pegar um brinquedo quando solicitado, apontar para o nariz quando perguntado “onde está seu nariz?”.

4. 2-3 Anos:

Habilidades: Compreensão de frases e comandos mais complexos, reconhecimento de nomes de objetos e pessoas familiares.

Exemplos: Seguir instruções como “pegue seus sapatos e traga para mim”, apontar para animais em um livro quando nomeados.

5. 3-4 Anos:

Habilidades: Compreensão de conceitos de tempo e sequências, seguir instruções de duas a três etapas.

Exemplos: Entender “primeiro vamos almoçar, depois vamos brincar”, seguir comandos como “vá ao banheiro, lave as mãos e venha para a mesa”.

6. 4-5 Anos:

Habilidades: Compreensão de perguntas “quem”, “o quê”, “onde” e “por que”, seguir histórias simples.

Exemplos: Responder a perguntas como “quem está com você?”, seguir uma história curta contada por um adulto.

Fatores que Influenciam o Desenvolvimento da Linguagem Receptiva

Ambiente Familiar: Interações frequentes e significativas com pais e cuidadores.

Estímulos Linguísticos: Exposição a livros, músicas e conversas ricas em vocabulário.

Saúde Auditiva: Audição normal é crucial para a compreensão da linguagem.

Intervenções Precoce: Identificação e estimulação para atrasos no desenvolvimento.

Estratégias para Apoiar a Linguagem Receptiva

Leitura Regular: Contar estórias curtas, com entonação e voz melódica;

Conversas Diárias: Conversar frequentemente, explicando  claramente e de forma simples e variada, usando a rotina diária para fazer sentido à criança

Jogos e Atividades: Brincar de jogos que envolvem seguir instruções simples.

Repetição e Reforço: Repetir palavras e frases frequentemente para reforçar a compreensão. Lembre-se de fazer isso de forma natural e sempre contextualizada para criança associar ao que está sendo dito, comunicado. Ex: falar água, e pedir toda hora para criança repetir, não surtirá efeito. Isso é cansativo, agora se cada vez que você tomar água, perguntar ao seu filho se ele quer “água”, ou quando encher o copo, disser: “ Estou enchendo de água, porque estou com sede, você quer água bebê? “ A mamãe dá água para você. Mamãe coloca água no seu copo( ou mamadeira) Neste diálogo acima você pode observar que várias vezes a mamãe falou a palavra água, sem ser chato. Porque foi algo natural. Dessa forma a criança vai incorporando no seu vocabulário interno,  o objeto (água) ao sentido dele(palavra propriamente dita).

Desenvolvimento da Linguagem Expressiva

O que é Linguagem Expressiva?

A linguagem expressiva é a capacidade de usar palavras, frases, gestos e expressões faciais para comunicar pensamentos, necessidades e desejos. Essa habilidade é essencial para a interação social e para o desenvolvimento da comunicação eficaz.

Estágios do Desenvolvimento da Linguagem Expressiva

1. Primeiros Meses (0-6 meses):

Habilidades: Vocalizações iniciais como coos e gorjeios.

Exemplos: Produzir sons como “ooo” e “aaa”.

2. 6-12 Meses:

Habilidades: Balbucio e primeiras palavras.

Exemplos: Dizer “mamã” e “papá”, imitar sons simples.

3. 1-2 Anos:

Habilidades: Aumento do vocabulário, uso de frases de duas palavras.

Exemplos: Dizer “mais leite”, “papai aqui”.

4. 2-3 Anos:

Habilidades: Uso de frases curtas, aumento da clareza da fala.

Exemplos: Dizer “quero brincar”, “mamãe ajuda”.

5. 3-4 Anos:

Habilidades: Uso de sentenças completas, narrar eventos simples.

Exemplos: Dizer “eu fui ao parque e brinquei no escorregador”.

6. 4-5 Anos:

Habilidades: Uso de gramática mais complexa, contar histórias detalhadas.

Exemplos: Contar uma história com início, meio e fim, usar plurais e tempos verbais corretos.

Fatores que Influenciam o Desenvolvimento da Linguagem Expressiva

Modelagem Linguística: A criança precisa de um modelo( pessoa para imitar) que esteja na altura dela, assim facilitando olhar e copiar.

Essa modelagem é cheia de Onomatopéias, que são aquelas palavras curtas, sons que imitam a natureza, objetos e animais, que são divertidos enquanto brincamos com as crianças.

Você pode observar que estes dois e exemplos utilizam estímulos visuais e auditivos para melhor compreensão e associação da criança no processo de desenvolvimento da comunicação expressiva.

Interações Sociais: Participação em conversas e atividades sociais.

Oportunidades de Comunicação: Estímulo a expressar pensamentos e necessidades.

Condições de Saúde: Condições auditivas, neurológicas e motoras que afetam a produção da fala.

Estratégias para Apoiar a Linguagem Expressiva

Incentivo à Comunicação: Conversar incentivando um diálogo e círculos comunicativos com a criança.

Brincadeiras e Jogos: Jogos de faz de conta, cantar músicas e rimas infantis.

Estimulação Verbal: Nomear objetos, descrever ações e falar sobre experiências diárias.

Lembrando sempre que a criança compreende apenas através do concreto, portanto é importante sempre nomear olhando para o objeto, usando apoio visual, auditivo, tátil, gustativo, proprioceptivo e interoceptivo, afinal, a fala expressiva só é a consequência, resultado da integração de todos os sentidos em equilíbrio.

O desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva é um processo complexo  para a comunicação eficaz. Ao entender os estágios e fatores que influenciam esse desenvolvimento, pais , profissionais fonoaudiólogos e educadores podem dar o suporte necessário às crianças em sua construção linguísticas. Estratégias de estímulo precoce, intervenções adequadas e um ambiente rico em linguagem são essenciais para promover o desenvolvimento saudável da linguagem nas crianças. Se houver preocupações com o desenvolvimento linguístico de uma criança, é importante procurar orientação de profissionais como fonoaudiólogos e pediatras para um diagnóstico e suporte adequados.

O mais importante a saber sobre o desenvolvimento da criança é que ela aprenderá aquilo que é interessante e que ela gosta, use suas preferências para brincar, e estimular a linguagem, assim ela engajará e terá atenção no que você der de modelo .

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